<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, janeiro 30, 2004

História do Favela-Bairro no Metrô

A história do projeto Favela-Bairro será contada numa exposição com 50 painéis, em inglês e português, que será montada em seis estações diferentes do metrô.

O programa da prefeitura atua em favela e loteamentos da cidade, melhorando as condições de moradia da população carioca.

A exposição não é inédita. Ela foi montada pela primeira vez, em outubro do ano passado, em Washington, para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos parceiros do projeto.

Até o dia 27 de fevereiro, a exposição poderá ser visitada na estação Carioca.


Decoração de Carnaval

A cidade está se fantasiando para o carnaval, veja os locais que até dia 15 de fevereiros estarão decoradas:

Av. Sernambetiba
Av. das Américas
Av. Armando Lombardi
Auto-Estrada Lagoa-Barra
Av. Delfim Moreira
Av. Vieira Souto
Rua Franciso Otaviano
Av. Atlântica
Av. Princesa Isabel
Av. Venceslau Brás
Praia de Botafogo
Praça Pio X
Av. Rio Branco
Av. Presidente Vargas
Terreirão do Samba
Praça 15
Praça Saens Peña
Rua Conde de Bonfim
Av. 28 de Setembro
Praça das Nações
Estrada Intendente Magalhães
Av. Cezário de Mello
Bangu (local a definir)
Avenida Santa Cruz


quinta-feira, janeiro 29, 2004

Cidade das Crianças

O Prefeito Cesar Maia pensando em criar outras alternativas de lazer ao carioca, pensou na Cidade da Criança em Santa Cruz, área carente, cuja economia há de crescer muito com este fututo ponto turístico de nossa cidade.


Veja um desenho do projeto, cuja construção está em estágio avançado



Haverá para o lazer dos jovens Pistas de skate, piscina, parque de diversões, playground, trilhas, campos de futebol, museu, biblioteca e mais, muito mais.


quarta-feira, janeiro 28, 2004

Espírito Jovem

Recebemos recentemente em nossa caixa posta um email de um admirador das realizações do Prefeito Cesar Maia, Sr. Emerson Melo, que com muito bom humor, dizendo-se já não ter idade para se dizer jovem, nos respondeu quanto ao nosso slogan: Amo o Rio. Penso como os jovens. Sou juventude Cesar Maia.

É isso mesmo que importa para a JCM, Emerson, termos um espírito jovem. O otimismo, a crença que tudo vai melhorar, a vontade de estudar e participar. E saiba que você não é o único, são várias as pessoas acima dos trinta, ou seja, fora dos 20 e poucos anos, que nos mandam email querendo ajudar a Juventude Cesar Maia.


terça-feira, janeiro 27, 2004

ACADEMIA DA GM-RIO é a primeira no país


A Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, primeira do gênero no país, foi inaugurada hoje, 27/01/2004, às 9h, pelo Prefeito Cesar Maia e pelo Comandante da GM-RIO Carlos Moraes Antunes, na unidade operacional da corporação, na Av. Pedro II, em São Cristóvão.

A nova escola dispõe de oito salas de aula, com capacidade para 40 alunos cada, auditório com 70 lugares, biblioteca e centro de estudos com equipamentos multimídia. As instalações incluem ainda refeitório, alojamentos e vestiários.

Com cerca de 1,7 mil metros quadrados de área construída, a Academia vai substituir a estrutura que funcionava na sede da orporação, na Rua Bambina, em Botafogo.
A unidade foi criada para funcionar como universidade corporativa, capaz de ofercer atividades de aperfeçoamento profissional permanente, além de intercâmbio com outras instituições. As instalações já começaram a ser utilizadas na formação de novos guardas.

A filosofia da Educação Corporativa tem como objetivo desenvolver as pessoas dentro da instituição, como indivíduos possuidores de habilidades e talentos que, aplicados ao trabalho em equipe, estarão capazes de atender às necessidades estratégicas da empresa, melhorando o seu desempenho e auto-estima. A pessoa passa a ser o principal capital da empresa, e essa passa a desenvolver programas que valorizem e retenham esse capital, que se tornou imprescindível para estratégia de atendimento das demandas públicas da instituição.

Segundo Denerval Franco "A Universidade Corporativa é uma atividade estrategicamente orientada para integrar o desenvolvimento das pessoas, como indivíduos, ao desempenho esperado delas como equipe, em que todos possuirão uma visão estratégica dos destinos da organização".

A Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, órgão de proteção dos bens, do patrimônio e dos erviços públicos municipais, e instituição complementar do sistema de segurança pública, atuando na Prevenção Primária de Delito, possui carcterísticas peculiares em razão da natureza e a forma de execução dos serviços que presta à população. Desta forma, necessita de treinamento e capacitação específicos, ministrados de forma contínua, visando o desnvolvimento e melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Hoje estão lotados na área operacional da GM-RIO cerca de 5.147 guardas municipais, distribuídos em 15 inspetorias e 8 grupamentos especiais por todo o território municipal. Este efetivo necessita de capacitação e atualização, constantes, de seus conhecimentos profissionais para prestarem serviço de qualidade ao munícipe e ao visitante da Cidade do Rio de Janeiro.

O modelo tradicional de educação e treinamento, vem se mostrando ineficaz em razão da pouca abrangência de capacitação do efetivo, da falta de continuidade das ações de educação e da falta de indicadores de resultado. Este modelo tradicional só consegue atingir a pequenas parcelas do efetivo e causam longos períodos de afastamento do serviço daqueles que sã selecionadaos para as atividades; uma perda operacional pelo afastamento do posto de trabalho; consequentemente diminuição dos posto de serviço; e a exclusão daqueles que atingem os critérios estabelecidos de seleção.

Entendendo o indivíduo como ponte da criação do conhecimento de uma organização, propõe-se o modelo de educação corporativa com uma abordagem construtivista, de forma conciliar a necessidade de qualificação, a continuidade da prestação do serviço operacional, a co-responsabilidade na construção do saber, e a inclusão educacional daqueles que, certamente, mais necessitam de capacitação e novos conhecimentos.
A justificativa da criação de uma Academia Corporativa deposita-se no fato da necessidade de construção de um campo permanente de interação de pessoas, para construção e difusão do conhecimento organizacional, com o objetivo de desenvolver e melhorar os serviços prestados, atendendo, dessa forma, ao compromisso ético com a população a que serve.



segunda-feira, janeiro 26, 2004

Não perca no JCM semanal 05



Editorial: JCM por todo o Estado
"qualquer jovem gostaria de ter uma Prefeitura com alguém com a competência de Cesar Maia, que administra e sabe realizar."

O Pensamento da JCM: Camelô não é pirata
"Trabalhador honesto não sai pela cidade deixando morteiros com pregos e pedra"

JCMais/JCMenos: Cozinhas Comunitárias/Restaurante Popular

Bate-bola: Quintino Gomes Freire (Coordenador da Juventude Cesar Maia)
"Sem dúvida a maior qualidade do Prefeito é sua vontade de fazer"


Receba nosso boletim, basta enviar um mail para juventudecesarmaia@globo.com


domingo, janeiro 25, 2004

Cesar Maia: aposta em Serra para manter PFL e PSDB no páreo nacional


Para o prefeito do Rio, vitória do PSDB em São Paulo é chave para barrar o poder do PT


O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, do PFL, entrou, na semana passada, no gramado das eleições municipais. Seu pontapé inicial não foi na disputa pelo comando da capital fluminense, na qual, por enquanto, ele próprio é o favorito. Maia, com a bagagem de um êxito eleitoral que já dura doze anos, lançou o nome do ex-ministro da Saúde e presidente do PSDB, José Serra, no caldeirão da corrida pela prefeitura de São Paulo. Em sua avaliação, Serra é o único candidato dos partidos de oposição com chances de derrotar Marta Suplicy. Com isso, o prefeito carioca não está, evidentemente, preocupado com a vida dos paulistanos nos próximos anos. A proposta tem caráter mais abrangente. Parte do pressuposto de que a vitória em São Paulo é o único caminho para deter o crescimento nacional do partido de Lula. "Caso ganhe, o PT se fortalecerá ainda mais politicamente", diz Cesar. Nessa situação, além de vencer a eleição presidencial de 2006, o partido ganharia fôlego para ocupar o poder por muito mais tempo. É isso que Cesar Maia acha bom impedir. Em sua avaliação, como na do alto tucanato, José Serra é o nome mais forte para essa disputa. É um administrador capaz, como demonstrou à frente do Ministério da Saúde no governo FHC, e carrega os dividendos da última campanha à Presidência da República, em que teve 39% dos votos válidos no segundo turno. Seria o candidato perfeito para desalojar Marta Suplicy da prefeitura paulistana.

No tabuleiro político brasileiro, a prefeitura de São Paulo ocupa lugar de destaque. Não apenas porque detém o sexto maior orçamento público do Brasil, mas porque uma vitória eleitoral na maior capital do país assegura ao vencedor a atenção da mídia nacional e, portanto, uma exposição pública superior à que boa parte dos governadores pode alcançar. Quem pilotar essa máquina terá nas mãos ferramenta capaz de ajudar até na eleição presidencial. O prefeito do Rio investiu-se, nas últimas semanas, da missão de demonstrar a seus companheiros de partido e aliados a necessidade de jogar pesado na capital paulista. "É minoritária no PFL e majoritária no PSDB a corrente que acredita que 2006 seja uma eleição já perdida. Isso é um erro que não se pode cometer", avalia. A solução passa por uma estratégia de enxadrista. O nome do presidente do PSDB, acredita Maia, é capaz de mobilizar as atenções nacionais. Daria à disputa um ar de revanche. Seria novamente o PT contra o PSDB e, na projeção, "Lula contra Serra", uma vez que o governo federal está claramente empenhado na reeleição de Marta. Assim, mais do que uma vitória do PSDB, o êxito de Serra significaria a derrota de Lula sob holofotes vigorosos. "A percepção será a de que ele terá perdido as eleições como um todo, mesmo que ganhe em outras capitais", afirma.

Marta: obras e propaganda melhoram as chances da prefeita à reeleição Serra: atenção às pesquisas de opinião e possibilidade de entrar na disputa

Toda essa arquitetura esbarra numa parede: é preciso que Serra esteja de acordo. E o ex-ministro já declarou publicamente que não concorrerá à prefeitura de São Paulo. Mas, nas últimas semanas, passou a admitir, em círculos restritos, a possibilidade de pensar no assunto. Poderá até seguir esse caminho, desde que as pesquisas indiquem chance de êxito. Serra tem acompanhado de perto as avaliações de intenção de voto em São Paulo e deverá decidir seu futuro em maio. É uma escolha difícil. Aos 61 anos, o ex-ministro da Saúde nunca venceu uma eleição majoritária. Perdeu duas vezes a disputa pela prefeitura e uma para a Presidência da República. "Uma nova derrota seria o fim", avalia o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro. Segundo a última pesquisa do instituto Datafolha na capital paulista, realizada há pouco mais de um mês, Serra, com 20% das intenções de voto, empata com Paulo Maluf (PP). E os dois estão tecnicamente empatados com Marta, que tem 18% das preferências. Mas, quando o nome de Maluf é retirado, Serra aparece isolado em primeiro lugar, com 28% dos votos. A entrada de Maluf no jogo é, portanto, providencial para o governo.

Nas pesquisas sobre o desempenho de seu governo, Marta esteve muito mal no primeiro ano do mandato. No momento, cerca de 30% da população diz que seu governo é "bom" ou "ótimo" - índice considerado por especialistas bastante satisfatório numa metrópole complexa como São Paulo. A tendência é de crescimento da aprovação. Segundo as pesquisas qualitativas do Ibope, os eleitores pobres adoram o estilo "perua-chique-na-favela" com que a prefeita
desfila seus modelitos por ruas poeirentas. Marta tem um dos maiores e mais caros guarda-roupas da República, provavelmente de todas as repúblicas latino-americanas. Esse é outro dos paradoxos petistas. Nos últimos meses, seu desempenho foi turbinado por uma forma de populismo de betoneira. Um programa de obras públicas digno de pós-guerra combinado com investimentos pesados em propaganda. "A prefeita tem um governo Suplicy e um totalmente Marta", diz Maia, em referência ao que considera duas apostas eleitorais da petista. No primeiro ano de governo, a prefeita instituiu um programa de renda mínima - obsessão de seu ex-marido, o senador Eduardo Suplicy. Seu índice de aprovação não saiu do lugar. Então, ela passou a investir suas fichas na dobradinha obras públicas e marketing. De acordo com um levantamento do ex-deputado federal José Aníbal, do PSDB, Marta utilizou 165% do que estava previsto no orçamento em propaganda para o ano de 2003 - enquanto áreas como saúde e educação receberam menos de 40%. Resultado: melhora nas pesquisas. É justamente porque a prefeita tem chances no jogo que Cesar Maia quer entrar de sola no esburacado campo da cidade de São Paulo.



Fonte: Revista Veja



sexta-feira, janeiro 23, 2004

Estudantes


Aqueles que estudam a política americana sabem que lá existe vários grupos de estudos democratas ou republicanos, por que não há o mesmo no Brasil? Talvez porque sejamos uma democracia recém-nascida (alguns dizem que só se iniciou com a eleição de FHC), ou talvez porque alguns acreditem que a política está muito longe de nós, não há maior mentira. Há apenas uma esmagadora maioria de grupos que sabem fazer
barulho e utilizar jovens de massa de manobra.

Por isso, devemos mostrar que a JCM esta aí para mostrar que é diferente, que somos um grupo sério de estudos das realizações e da forma de trabalhar do Prefeito Cesar Maia, vamos mostrar isso a todos, trabalhando, estudando.


quinta-feira, janeiro 22, 2004

Mobilização

O site da CNN está fazendo uma pesquisa pela internet para saber qual a cidade preferida para sediar os Jogos Olímpicos de 2012, vamos lá cariocas, votem no Rio de Janeiro. E falem com seus amigos votarem também! É só clicar aqui.


CESAR MAIA ESPORTE CLUBE

Descobrimos hoje mais um site de admiradores do Prefeito Cesar Maia, o Cesar Maia Esporte Clube, cujo link já estamos incluindo aí do lado.

É bom observar que são muitos os cariocas que admiram o trabalho do Prefeito Cesar Maia, como no fotolog, entre outros que mandam mails para nós oferecendo ajuda na JCM. sem dúvida é muito bom saber disso.


JCM é do Brasil

No post desta terça nós dissemos que o objetivo da JCM seria levar o fruto de nossos estudos para os jovens cariocas. Entretanto, nesta quarta, alguns dos coordenadores de nosso grupo em uma conversa se perguntaram: O Prefeito Cesar Maia é uma figura nacional, certo? Certo, então porque limitar o fruto de nossos estudos apenas para os jovens cariocas? Por que não levar a todos os jovens?

Por isso, amigos, que não são de nossa cidade, ou de nosso estado, sintam-se livros a participar de nosso blog. Debatendo conosco, enviando suas considerações para nosso email.

O Prefeito é do Rio de Janeiro, mas suas realizações são de todos!


quarta-feira, janeiro 21, 2004

Receba o JCM Semanal

Receba nosso boletim de notícias, basta enviar um email para juventudecesarmaia@globo.com.


terça-feira, janeiro 20, 2004


Apresentando...


Este é o primeiro post do Blog da Juventude Cesar Maia. Que vem a somar com nosso boletim (JCM Semanal) e nosso futuro website o www.juventudecesarmaia2004.com.br. Nosso objetivo é levar os frutos de nossos estudos para conhecimento de todos os jovens cariocas. Fazer com que os jovens se interessem por política, pelo debate.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com